5 Dicas para ter uma Equipa Feliz

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma das maneiras mais eficientes de liderar uma equipa altamente eficaz é garantir que todos os elementos que a compõem sejam felizes. Quando tem colaboradores felizes e cheios de energia, que se esforçam para estar no topo do jogo, isso cria clientes satisfeitos e prosperidade financeira.

Parece fácil, mas criar uma equipa feliz exige esforço e compromisso por parte do seu líder. Estes 5 hábitos essenciais irão guiá-lo na direção certa para criar uma equipa muito mais feliz e, com esforço, uma produtividade que o deixará muito feliz, a si e ao seu negócio!

Quer uma equipa super produtiva e feliz? Experimente estas 5 poderosas formas de aumentar a felicidade da sua equipa.

1. Não seja muito rígido

Embora certas coisas em qualquer negócio tenham de ser concluídas num prazo fixo, e algumas posições (principalmente as centradas no cliente) devam ser atendidas um cronograma rigoroso, muitas outras coisas não. Seja o mais flexível possível com as agendas dos seus colaboradores, mas garantindo que as coisas sejam feitas dentro do prazo.

2. Respeito é tudo

Todos conhecemos um chefe que acha que precisa de saber sempre tudo nas reuniões ou em outras situações de negócios. Eles ignoram as ideias e opiniões da sua equipa, o que torna algumas pessoas muito infelizes. Não seja o Sr. ou a Sra. Know It All. Em vez disso, demonstre à sua equipa que os respeita, a eles e às suas opiniões, que não os está a julgar ou a dar como certo que não têm uma visão válida.

3. A valorização é uma peça central

Todos gostamos de ser apreciados e de ter o agradecimento merecido por um trabalho bem feito. Todos nós sentimos um enorme orgulho e satisfação quando somos louvados pelo nosso líder, até mesmo um simples “obrigado” pode fazer maravilhas. Faça da apreciação dos colaboradores uma parte fundamental do seu estilo de liderança.

4. Construa pontes de confiança

A confiança é conquistada quando os membros da sua equipa demonstram que podem fazer o seu trabalho de forma correta e consistente durante um período. No entanto, a confiança é uma via de dois sentidos. Como os seus colaboradores fazem o bom trabalho que lhes dá confiança, você, como líder, também deve delegá-lo sem reservas. Responsabilize as pessoas pelos resultados, mas confie neles para encontrar a melhor forma de lá chegar.

5. Dê feedback à sua equipa

O feedback é o pequeno almoço dos campeões. Como líder, uma das coisas mais importantes que pode fazer para criar uma equipa feliz é dar a cada um de seus colaboradores um feedback honesto e oportuno. E não apenas pelas coisas que fazem mal. Dê feedbacks positivos pelas coisas que a sua equipa faz bem. Eles ficarão felizes (e extremamente motivados) quando você fizer isso.

Procura um software de gestão para aumentar a produtividade da sua equipa?