5 Dicas para Motivar a Sua Equipa

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A mudança traz consigo incerteza, stress e ansiedade, tanto para os afetados por ela com pelos responsáveis pela sua implementação. É inevitável que isso tenha impacto na motivação e no desempenho. As probabilidades de sucesso são maiores se mantiver a sua equipa motivada, mesmo em processos de mudança. A motivação é, de facto, uma parte intrínseca da formação de equipas e um desafio constante para o seu líder.

Infelizmente, alguns gestores continuam a utilizar o medo ou a tirar proveito da boa vontade acumulada para alcançar resultados. No entanto, isso só funciona por um tempo e, em última análise, prejudica a credibilidade. Um estilo de liderança orientado para as pessoas é fundamental para motivar os colaboradores. Use as dicas que se seguem para motivar a sua equipa e reveja o seu desempenho e abordagem à motivação regularmente.

1. Definição clara de objetivos

Os objetivos estão diretamente ligados ao desempenho das tarefas, sendo a principal fonte de motivação intrínseca, isto é, motivação impulsionada por um interesse na tarefa. Definir metas claras e específicas leva a uma maior produção e melhor desempenho da equipa. Assim sendo é crucial que defina metas realistas, mensuráveis, claras e com um prazo de conclusão, para evitar qualquer mal entendido.

2. Capacitar pessoas

A participação dos colaboradores enfatiza a comunicação, a abertura e o envolvimento direto dos membros da equipa na tomada de decisões. É importante líder apoiar e facilitar a discussão, para ajudar a equipa a resolver problemas. À medida que a confiança, o compromisso e a competência aumentam, os membros da equipa tendem a ter capacidade de tomar decisões e encontrar soluções para os problemas de forma mais autónoma.

3. Dar o apoio necessário

A mudança geralmente implica que a equipa tenha necessidade de adquirir novas competências para entender e interpretar novas formas de trabalhar. O líder deve dar oportunidade à equipa e respetivos elementos, de desenvolver novas competências e tentar novas abordagens. Certifique-se que a sua equipa tem formação adequada, recursos de desenvolvimento e tempo para confirmar as suas novas capacidades.

4. Comunique a visão

Definir, desenvolver, articular e comunicar a visão é relativamente simples. Inspirar os outros a seguir é o verdadeiro desafio! Para inspirar a sua equipa, você precisa de ter uma visão simples, clara e relevante do caminho a seguir. Além disso, você também precisa de ser credível e confiável aos olhos da sua equipa.

5. Mostrar aperciação

Você deve investir tempo e energia na sua equipa. Todos precisamos de ser apreciados e a sua equipa não é exceção! Eles precisam de saber que você tem interesse e assume um compromisso com eles. Reconhecer o seu valor mostra que eles são importantes e que o trabalho que fazem tem um significado relevante.

Uma equipa motivada e alinhada com o seu propósito tende a vestir a camisola e a ser mais unida. O resultado é um maior sentido de responsabilidade, uma melhor capacidade de decisão e uma maior produtividade. Motive a sua equipa e veja os benefícios.

Gostaria de poder medir o desempenho da sua equia com um software?