TUTORIAL: Como Enviar o Ficheiro SAF-T Mensal

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Todos os meses passamos pela correria de comunicar à AT (Autoridade Tributária) todos os documentos emitidos no mês anterior.

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Estes documentos devem estar configurados para tal de uma forma correta. Este tipo de comunicação pode ser realizado através do envio do ficheiro SAF-T mensal.

Para simplificar o seu trabalho, a PHC tem uma função que lhe permite extrair o ficheiro necessário para posteriormente o submeter através do portal das Finanças.

Acedendo ao menu Supervisor, devemos escolher a opção “Comunicação de Faturas Emitidas à AT, via SAF-T-PT.”

Aqui temos a possibilidade de identificar o mês dos documentos que iremos extrair bem como o ano a que dizem respeito esses mesmos documentos. Devemos escolher a portaria que está atualmente em vigor. Neste caso escolhemos a 302/2016.

Depois temos a possibilidade de, antes de gerar o ficheiro SAF-T, verificar a integridade dos dados que vão para o ficheiro. Na prática serão detectados a tempo alguns erros que impedirão de submeter com sucesso o ficheiro no portal das finanças.

Ao executar a verificação obtemos a mensagem que o campo “Motivo de Isenção” do artigo “Viola amarantina (ref V006)” não está preenchido. Devemos então corrigir este erro antes de prosseguirmos com a emissão do SAF-T.

Ao verificar o campo com erro, verificamos que o mesmo efetivamente não está preenchido, devemos então escolher qual o motivo mais adequado para o nosso caso e gravamos. Após gravar, repetimos o processo anterior.

Como agora não há erros, já nos é permitido gravar o ficheiro.

Depois de guardado o ficheiro, resta-nos somente submetê-lo no portal das finanças.