Como Melhorar a Gestão de Pequenas e Médias Empresas em Cinco Passos

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A gestão de pequenas e médias empresas é um percurso cheio de desafios. Para o ajudar nesta tarefa, a SigmaCode partilha consigo cinco passos essenciais para uma gestão de sucesso!

A gestão de pequenas e médias empresas envolve uma série de desafios com que o gestor tem de lidar diariamente. Isto exige um profundo conhecimento do mercado, da economia, da concorrência e, claro, do seu próprio negócio.

Alcançar o sucesso é um caminho longo e muito poucas vezes calmo e seguro. É por isso mesmo que se torna necessário ter um plano estratégico muito bem definido. Isto permite que cada colaborador saiba exatamente quais são as suas tarefas, resultando numa melhor gestão do tempo.

Tendo em conta os desafios da gestão de pequenas e médias empresas, a SigmaCode criou cinco passos essenciais para o sucesso de um negócio. Com estas guidelines vai conseguir otimizar a gestão da sua empresa de forma simples e prática!

Cinco Passos para Melhorar a Gestão de Pequenas e Médias Empresas

1. Defina as metas e objetivos

Este deve ser o primeiro passo em qualquer negócio. É importante que os colaboradores saibam quais são as metas a alcançar e em que período de tempo. Este ponto também o vai ajudar a medir os resultados e fazer balanços. 

2. Delegue tarefas

Um dos principais erros cometidos por gestores é não saber delegar as tarefas. É essencial reduzir o tempo gasto em tarefas operacionais para que se consiga focar no crescimento do negócio.

A delegação de tarefas também é uma forma de mostrar que confia nos seus colaboradores. Afinal, a sua equipa são as pessoas que vão estar ao seu lado para fazer a empresa crescer e alcançar o sucesso!

3. Estabeleça os processos

Ter os processos bem definidos é um ponto fulcral na gestão de pequenas e médias empresas. Cada tarefa deve ter um guia que orienta os colaboradores na sua execução. Assim, vai conseguir delegar tarefas de forma mais simples e prática.

Também é importante ter em conta que a sua empresa só tem a ganhar ao ter processos padronizados. Isto ajuda a aumentar a produtividade, reduzir os custos, diminuir os erros e ajuda a manter o padrão de exigência e qualidade!

4. Motive os seus colaboradores

Este ponto deve estar presente não só na gestão de pequenas e médias empresas, mas também nos grandes negócios. Os seus colaboradores são peças essenciais para o sucesso da sua empresa. Por isso mesmo, é essencial que estes se sintam motivados.

A motivação não passa somente por um salário atrativo. Esta é uma parte importante, claro, mas também é necessário que eles se sintam parte da equipa e que o seu trabalho é reconhecido e valorizado. Colaboradores motivados são mais produtivos e geram melhores resultados!

5. Automatize ao máximo

É importante que não perca tempo com processos que podem ser automatizados. Atualmente existe uma série de ferramentas que otimizam a gestão de negócios. Os softwares de gestão são uma delas!

Para além de o ajudar na contabilidade, um software de gestão é uma ferramenta que permite organizar e otimizar processos. O PHC CS, por exemplo, permite definir as tarefas atribuídas a cada um dos colaboradores. Isto permite uma maior organização e que cada um saiba exatamente qual é o seu papel.

Para o ajudar na gestão de pequenas e médias empresas, a PHC criou a gama Advanced do PHC CS. Este software combina o conhecimento de anos e anos de experiência adaptado às empresas de pequena dimensão. Pode ler mais sobre este software no artigo PHC CS Advanced: Software de Gestão para Pequenas e Médias Empresas.

Na SigmaCode podemos ajudá-lo a otimizar a gestão do seu negócio com um software à medida. Os nossos especialistas avaliam as suas necessidades e encontram a solução que melhor lhes responde.

Quer começar a otimizar a gestão da sua PME com um software à medida?