Como Gerir uma Empresa Durante o Primeiro Ano

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A gestão e administração de empresas pode ser uma dor de cabeça, especialmente durante o primeiro ano. Criar negócios de sucesso envolve um elevado investimento e é preciso saber como gerir uma empresa para conseguir vencer no mercado.

 

Criar um negócio até pode parecer simples, mas exige uma série de decisões importantes. É necessário fazer estudos de mercado, testar ideias e ainda tratar de várias questões burocráticas. No entanto, esta é apenas a primeira série de decisões que vai ter de tomar na gestão de empresas.

 

É fácil perceber o porquê dos negócios serem mais frágeis durante o primeiro ano. Este é o período no qual tem de criar uma carteira de clientes e estabelecer a empresa no mercado. Isto junta-se ainda à situação financeira debilitada e à pouca experiência na área de gestão de empresas. Por isso mesmo, é essencial saber como gerir uma empresa.

 

Tudo isto converge num ponto: as estratégias de gestão e administração de empresas. Este é a parte mais importante e que ajuda a criar e estabelecer negócios de sucesso. E, para a gestão de uma empresa, existem cinco pontos-chave.

Como gerir uma empresa: Finanças e contabilidade

O mais comum é que as empresas comecem com uma situação financeira pouco favorável. Todo o investimento inicial para começar o negócio faz com que todas as decisões tenham de ser muito bem pensadas. Isto faz com que tenha de existir um cuidado redobrado com a saúde financeira do negócio.

 

Uma solução bastante eficaz é implementar um software de gestão. Apesar de ser mais um investimento que tem de ser feito, este pode ajudá-lo a perceber mais sobre como gerir uma empresa.

 

Um software de gestão vai ajudá-lo a controlar todos os aspetos da área financeira da sua empresa. Tudo isto de forma bastante simples e intuitiva. O PHC CS Web, por exemplo, é a melhor solução para quem precisa de tomar decisões de forma rápida, mesmo quando não está no escritório.

 

Outra vantagem de implementar um software de gestão é que tem sempre acesso a relatórios que lhe vão mostrar em que ponto está realmente a sua empresa. Isto permite que tenha uma noção correta das perspetivas reais do negócio.

Como gerir uma empresa: Marketing

Não apostar numa estratégia de marketing é um dos erros mais comuns na gestão e administração de empresas, principalmente nas pequenas e médias empresas. Muitos acham que esta área é só para grandes negócios de sucesso, mas este pensamento está completamente errado!

 

O marketing é um dos pilares de qualquer negócio. Esta área faz parte de todos os guias que ensinam como gerir uma empresa. Esta é uma das melhores formas de conseguir fazer com que a marca ganhe notoriedade.

 

E a melhor solução passa por contratar profissionais da área. Deixe que seja uma agência de marketing digital a gerir a presença online da sua marca. Estes profissionais vão saber aconselhá-lo da melhor forma e ajudar a sua empresa a alcançar o sucesso.

Como gerir uma empresa: Networking

Embora o marketing seja uma parte essencial de como gerir uma empresa, o networking não pode ser descurado. É muito importante que a rede de contactos da sua empresa seja trabalhada.

 

Um bom trabalho de networking vai ajudar a que a sua empresa ganhe uma boa reputação. O ideal é começar por apresentar o projeto a amigos e conhecidos. Mesmo que não seja da área de interesse deles, estes podem sempre conhecer alguém que esteja interessado.

 

Para além disso, é importante que inclua nas estratégias de gestão da empresa a participação em eventos da sua área de negócio. Conferências, exposições e workshops são uma ótima forma de aumentar a sua rede de contactos.

Como gerir uma empresa: Vendas

Todos os negócios de sucesso precisam de ter um setor de vendas estruturado e eficiente. Isto porque o departamento de vendas é a alma da empresa. É este departamento que lida com os clientes da marca e é o canal de entrada dos recursos financeiros.

 

Definir a estratégia de vendas é uma das partes essenciais de como gerir uma empresa. E, para isso, em primeiro lugar é preciso perceber as especificidades do seu negócio.

 

Uma das formas de conseguir gerir a relação com os clientes de forma eficaz é com um software de gestão. O PHC CS, por exemplo, é ideal para a gestão de clientes. Aqui pode armazenar todas as informações sobre cada um deles de forma eficiente.

Como gerir uma empresa: Tecnologia

Hoje, mais do que nunca, a tecnologia é essencial para que uma empresa consiga acompanhar as tendências de negócio. Existem imensas ferramentas que podem ajudar que consiga fazer uma boa gestão de empresas.

 

O uso correto das tecnologias e equipamentos disponíveis permitem que a empresa se torne mais produtiva, centralize processos e aumente a eficiência.

 

Um software de gestão é um bom exemplo de como a tecnologia se alia à gestão de empresas. Com esta ferramenta consegue ter as informações da sua empresa sempre atualizadas, gerir a relação entre os diferentes departamentos e ter uma noção real da situação financeira do seu negócio.

 

 

Finanças, marketing, networking, vendas e tecnologia são cinco setores que fazem parte da gestão de empresas. Estes são pontos aos quais deve prestar especial atenção durante o primeiro ano para que consiga fazer com que a sua empresa cresça e faça parte dos negócios de sucesso do país.