5 Razões para ter um Software de Gestão

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Atualmente já não imaginamos como seria gerir uma empresa sem um software de gestão. No entanto, nem todos os empresários pensam assim, estando ainda fora desta realidade tecnológica.

Facto é que para muitos, o software de gestão continua a ser visto como um custo e não um investimento, sem a perceção da rentabilidade que a médio/longo prazo podem retirar desta ferramenta.

É por esse motivo que selecionamos 5 razões pelas quais a sua empresa deve implementar um software de gestão.

1. Aumento da produtividade

Existem inúmeras tarefas que feitas manualmente levam bastante tempo. Tomemos como exemplo o cálculo das despesas mensais da empresa, o lançamento de salários, ou até a criação de um mapa de resultados financeiros. São horas investidas, muitos papeis à mistura e algumas “pestanas queimadas”. Por outras palavras, irá ocupar a sua equipa com tarefas que podem ser efetuadas de forma rápida e, em alguns casos, automatizada.

A conclusão é muito simples, se não ocupar as pessoas com certas tarefas pode alocá-las a outras, logo consegue que a produtividade da sua empresa seja superior, pois faz mais em menos tempo.

2. Aumento da rentabilidade

Já dizia o ditado “tempo é dinheiro”. Com um software de gestão economizar tempo é palavra de ordem!

A rentabilização dos recursos é um dos pontos chave das empresas de sucesso. Conseguir reduzir ao máximo desperdícios financeiros é crucial para que o negócio funcione de forma saudável.

Aproveitando os recursos ao máximo, é possível alocar tempo para outros projetos, otimizando a sua empresa como um todo.

3. Maior capacidade de decisão

Uma das coisas mais importantes para um gestor é a informação sobre estado atual do seu negócio.

Ter a possibilidade de aceder a mapas e quadros com informação analítica resumida sobre o seu negócio é crucial. Com um software de gestão pode fazê-lo de forma simples, intuitiva e com a informação mais relevante.

Além disso, é possível analisar estes dados relevantes em tempo real e tomar decisões de forma muito mais célere e assertiva. Isto é, sem dúvida, uma grande vantagem competitiva.

4. Mobilidade

Um negócio nunca para e possivelmente você também não. Se está fora da empresa e quer acompanhar o que se passa, necessita de um software que lhe permita aceder em qualquer lugar.

Atualmente a maioria dos softwares de gestão permite acesso através do exterior com soluções web.

Isto é ideal para gestores que passam muito tempo fora do escritório e têm necessidade de acompanhar o que se passa na sua empresa em tempo real.

O mesmo se aplica às equipas de departamentos que necessitem de trabalhar no exterior como por exemplo, comerciais, logística, manutenção, reposição, entre outros. Com isto agiliza processos, tornando as suas equipas mais produtivas.

5. Maior controlo

Não entenda controlo como “ver o que os outros fazem”, mas sim como perceber se as coisas estão ou não a correr como planeado.

Os acidentes acontecem, mas muitos podem ser evitados quando detetados antecipadamente. Prever cenários, antecipar quebras e agir para prevenir roturas é algo apenas possível se existir informação disponível para analisar.

Com um software de gestão a sua empresa dispõe de fácil acesso a toda a informação necessária para evitar, ou pelo menos reduzir, falhas e erros. Com isto torna-se possível antecipar cenários, criar planos de contingência e reduzir a margem de erro.

Um software de gestão não fará milagres, não irá gerir a empresa por si, nem fará com que fique milionário instantaneamente. Mas acredite que irá ajudá-lo a ser um melhor gestor e a fazer com que a sua empresa tenha um melhor desempenho.

Procura um software de gestão para o seu negócio?