5 Dicas para Escolher o Melhor Software ERP para o Seu Negócio

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Escolher um software de planeamento de recursos empresariais (ERP) é uma das decisões mais importantes que poderá tomar para a sua empresa. No entanto, escolher o software certo para o seu negócio não é uma tarefa fácil. Um software ERP não representa apenas um investimento, requer também tempo e recursos consideráveis ​​na sua avaliação e implementação.

Recorrendo à nossa extensa experiência em implementações bem-sucedidas de sistemas ERP, apresentamos esta lista de dicas 5 para o ajudar a escolher o melhor software ERP para o seu negócio.

1. Avalie as necessidades do seu negócio

O primeiro passo, e mais importante, será avaliar as necessidades da sua empresa. É neste momento que são delineados os pontos críticos daquilo que procura ao adquirir um software ERP. Deve fazê-lo em conjunto com a sua equipa, despendendo o tempo necessário para que não existam surpresas desagradáveis no futuro. O ideal será criar uma lista detalhada dos requisitos que são essenciais para a sua empresa.

Apenas após delineadas as necessidades, deve procurar o ERP que inclua as funcionalidades ideias para os requisitos do seu negócio. Existe uma vasta gama de softwares ERP no mercado, uns mais completos do que outros, sendo certo que nem todos irão satisfazer as necessidades da sua empresa.

2. Soluções para dispositivos móveis

Nos dias de hoje os negócios não podem parar. Isto torna crescente a necessidade dos ERPs serem flexíveis e adaptados à realidade atual. Para muitas empresas ter o negócio na palma da mão é uma exigência e a mobilidade a palavra de ordem.

Adotar um software ERP que não seja compatível com dispositivos móveis pode significar adiar um problema, deixando o seu negócio obsoleto e estático, quando se exige que esteja sempre em andamento.

Sabemos que para muitas empresas esta poderá não ser uma necessidade latente, mas apostamos que depois de adotar uma solução ERP para dispositivos móveis não irão querer outra coisa. Poder analisar e gerir o negócio em qualquer lugar é uma vantagem que pode poupar tempo e dinheiro.

3. Local, cloud ou híbrido

Outro aspeto importante a considerar antes de escolher um ERP é decidir que tipo de plataforma se enquadra com o seu negócio. Pode escolher entre soluções locais, na cloud ou híbridas.

Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, instalações locais geralmente exigem um investimento inicial superior. Por outro lado, os sistemas alojados na cloud precisam de uma avaliação mais cuidadosa da integração e testes de compatibilidade antes da migração de dados. Enquanto sistemas híbridos com personalizações cuidadosas podem fornecer uma solução prática.

4. Personalização e integração

Seja qual for o setor de atividade ou empresa, é provável que as necessidades e exigências sofram alterações de ano para ano. Como tal, deve escolher um software que possa adaptar-se e ajustar-se às suas necessidades dinâmicas continuando a fornece valor ao longo do tempo. Ter recursos de personalização e integração é fundamental para alcançar esse fim.

Também é importante entender a diferença entre “configuração” e “personalização” de um software ERP. A configuração é geralmente mais fácil de fazer e pode ser feita clicando nas opções disponíveis de base no software. Considerando que a personalização se refere à alteração do código real do software para atender às necessidades da sua empresa, é um processo que geralmente leva mais tempo e que por sua vez é mais dispendioso.

5. Escolher o parceiro certo para fazer a implementação

Por norma, comprar a licença para do software não é suficiente. Seja qual for a dimensão da empresa, na maioria das vezes não têm o conhecimento, os recursos, o tempo e a experiência necessários para garantir um processo de implementação tranquilo.

Um parceiro especializado, habituado a gerir este tipo de projetos de implementação pode ser uma ajuda valiosa e tornar todo o processo mais fácil.

Na Sigma Code não encontra revendedores, mas sim especialistas em implantação de software de gestão, nomeadamente soluções ERP. Ajudamos nossos clientes na análise, escolha e implementação do software de ERP à medida das suas necessidades. Tornamos o processo de implementação mais suave, apoiando a empresa antes, durante e após todo o processo de mudança.

Está na altura de adquirir, mudar ou implementar um software ERP na sua empresa?