5 Dicas de Segurança Informática

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Quando se trata de segurança informática, independentemente dos sistemas que possamos implementar, a primeira linha de defesa somos nós.

Sim, somos os primeiros responsáveis pela segurança do nosso computador e dos nossos dados.

Desta forma deixamos aqui 5 dicas que o vão ajudar a ter  mais segurança informática.

1. Faça sempre backup dos seus ficheiros

Faça backups periódicos dos seus ficheiros. Mas atenção, os backups deverão estar em localizações físicas distintas e não acessíveis pelo sistema de forma a não ficarem vulneráveis aos ataques de ransomware.

2. Instale e mantenha o antivírus atualizado e configure uma firewall

Existem inúmeras soluções de antivírus no mercado, desde os mais simples aos de proteção alargada. A firewall é um mecanismo de proteção/controle que pode ser instalado sobre a forma de Software e ou Hardware.

3. Mantenha o sistema atualizado

As atualizações dos sistemas operativos e respetivas aplicações são disponibilizadas para correções de erros e falhas de segurança, pelo que possuir um sistema desatualizado é um ponto de vulnerabilidade.

4. Gestão de passwords

Não utilize passwords demasiado pequenas ou simples, nomes de pessoas ou datas especiais, não use a mesma password para todos os portais.

5. Maior controlo

Os emails continuam a ser uma das principais causas de falhas de segurança, tenha especial cuidado com os emails mesmo que os mesmos sejam de endereços conhecidos.

Precisa de ajuda para proteger os equipamentos do seu negócio?