10 Maneiras de Reduzir o Stress no Trabalho

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O stress no local de trabalho pode ser tão frequente que começa a parecer apenas mais uma parte do seu trabalho. Mas isso pode levar a muitos efeitos nocivos a longo prazo, tanto na sua carreira como na sua saúde. Considerando que deixar o seu emprego é uma opção extrema, existem algumas estratégias que pode aplicar para atenuar o stress no trabalho.

Aqui estão alguns ótimos métodos para reduzir o stress no trabalho.

1. Aja, não reaja

Se reage constantemente, não está a fazer bem o seu trabalho, nem a analisar de forma cuidada as situações que vão surgindo. Mantenha o controle, pense antes de agir e reserve um momento para avaliar e criar as estratégias apropriadas. Quanto mais praticar isso, menor será o nível de stress quando algo novo cair no seu colo.

2. Não se esqueça de respirar

Quando está em stress, é provável que se esqueça de respirar com mais frequência. Dedique um minuto ou dois a cada hora, ou após reuniões stressantes, para ter algumas respirações profundas. Inspire, segure, expire, segure. Repita. Três minutos deste exercício podem fazer com que se sinta tão calmo como se tivesse acabado de ter uma aula de ioga.

3. Sente-se direito

A sua postura pode realmente afetar o seu desempenho no trabalho. Desorganize a sua área de trabalho e verifique se tem espaço suficiente para se sentar, em vez de cair sobre seu computador ou telefone. Ficará surpreso com o quão mais poderoso e capaz se sentirá.

4. Organize-se

Depois de organizar o seu espaço, faça o mesmo com as listas de projetos e a caixa de entrada do e-mail. Mantenha as coisas organizadas e verá que se vai sentir muito mais ágil quando se trata de tomar decisões. Agrupe os seus documentos e projetos em tipos de ação – “planeamento”, “em produção”, “para envio” ou “concluído” (isto é apenas um exemplo, faça à sua maneira).

5. Crie objetivos realistas

Se definir objetivos que não são realistas, descobrirá que nunca os alcançará e começará a sentir-se desanimado por não conseguir cumprir as metas estipuladas.

6. Elimine interrupções

O pior para sua produtividade é uma constante barragem de interrupções. As interrupções são inevitáveis ​​e possivelmente não as conseguirá eliminar na totalidade. Mas pode tentar minimizá-las. Se tem um projeto realmente importante para concluir, tente desligar o som do telefone e as notificações do email, mesmo que apenas por algumas horas de cada vez.

Uma ótima rotina é estipular horas certas para ver o email, invés de o ter sempre aberto.

7. Defina uma programação diária

No início do seu dia, ou no final do dia anterior, elabore um cronograma aproximado das tarefas a realizar. Não se esqueça de deixar algum tempo de concentração intensa para aumentar a sua produtividade, pausas para refrescar as ideias e tempo para resolver tarefas administrativas menores à medida que elas surgirem.

8. Cuide-se

Não subestime o poder do sono e da alimentação saudável, tanto no seu bem-estar quanto na produtividade. Comer “porcarias” e não dormir o suficiente só o deixará mais cansado, lento e stressado, resultando numa diminuição de produtividade.

9. Evite o stress desnecessário

É verdade que muito do stress é externo. Mas pode haver tensões que esteja a impor a si mesmo desnecessariamente. Verifique se não está muito envolvido com as perceções dos outros. Desvie o foco dos outros e faça o seu próprio trabalho, com a maior calma possível.

10. Priorize com sabedoria

Nem tudo pode ser uma prioridade. Pense quais das suas “principais prioridades” são realmente as principais e, em seguida, resolva-as. Aprender a perceber que nem todos os projetos e crises têm o mesmo peso é um grande passo em direção à maturidade e à minimização do stress.

Sabemos que o stress não vai desaparecer na sua totalidade, mas esperamos que estas dicas ajudem a minimizar a carga diária de stress e o levem a ter uma vida melhor.

Os projetos estão desorganizados e isso prova-lhe stress?